SISTEMA MUSCULAR
SISTEMA MUSCULAR
O corpo humano possui cerca de 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões para permitir que façamos movimentos
FUNÇÕES DOS MÚSCULOS:
-Estabilidade corporal;
-Produção de movimentos;
-Aquecimento do corpo
(manutenção da temperatura corporal);
-Auxílio nos fluxos sanguíneos;
Auxílio dos músculos no fluxo sanguíneo
ESTRUTURA DO MÚSCULO
As células maduras do músculo esquelético são as fibras musculares mais longas e finas, têm tamanho que varia de 1 a 50 mm de comprimento e de 40 a 50 micrômetros de diâmetro. Devido a essa estrutura única da célula, ou seja, o comprimento ser muito maior que a largura, as células do músculo esquelético normalmente são chamadas de fibras do músculo esquelético. As células ou fibras musculares são multinucleadas e envoltas por uma membrana celular especial. Essa membra celular é eletricamente polarizada e se chama sarcolema. O sarcolema é envolvido pelo primeiro dos três tipos de tecido conjuntivo encontrado no músculo, o endomísio, que é um tecido conjuntivo delicado.
Todo o músculo é formado por vários feixes de músculo esquelético chamado fascículos. Cada um desses feixes de células musculares, ou fascículo, é envolvido por uma outra camada de tecido conjuntivo, chamada perimísio, que é visível a olho nu. O perimísio conecta-se ao tecido conjuntivo irregular e grosso que envolve o músculo todo, chamado epimísio. Essas três camadas de tecido conjuntivo atuam como um cimento, que mantém todas as células musculares e seus feixes unidos. Além disso, a camada de tecido areolar que reveste todo o tronco do músculo, por cima do epimísio, é chamada fáscia.
Quando o músculo esquelético é visto no microscópio, as células parecem ter faixas claras e escuras que se alternam, e são denominadas estrias cruzadas. As estrias são decorrentes da sobreposição das bandas claras e escuras de proteína sobre as miofibrilas. As bandas escuras são constituídas de filamentos grossos da proteína miosina. As bandas claras são compostas de filamentos finos de proteína actina.
Em síntese, temos:
MIOFIBRILA: Interação da actina e miosina forma a miofibrila. Contém milhares de sarcômeros. Onde a actina e miosina interagem e encurtam.
FIBRA MUSCULAR: Conjunto de centenas de miofibrilas.
FASCÍCULO: Conjunto de fibras musculares forma um fascículo.
VENTRE MUSCULAR: Conjunto de fascículos. O músculo em si.
SARCÔMERO: Local onde a fibra muscular contrai.
ENDOMÍSIO: Membrana que envolve a fibra muscular.
PERIMÍSIO: Envolve o fascículo muscular.
FÁSCIA MUSCULAR/EPIMÍSIO: Membrana que reveste e protege o músculo.
DIFERENÇA ENTRE LIGAMENTO E TENDÃO
TENDÃO
A maioria dos músculos voluntários e esqueléticos não se insere diretamente em um osso, são inseridos por meio de um cordão fibroso de colágeno branco, forte, resistente e não elástico, conhecido como tendão.
Formado na junção das fibras da fáscia muscular (nas extremidades do músculo), do endomísio e perimísio. Os tendões conectam os músculos aos ossos.
LIGAMENTO
Os ligamentos são feixes de fibras que unem os ossos.
INSERÇÃO PROXIMAL E INSERÇÃO DISTAL
INSERÇÃO PROXIMAL (ORIGEM)
A ligação mais fixa do músculo, que serve como base para a ação. Ligação proximal (mais próxima do esqueleto axial) do músculo com o osso.
INSERÇÃO DISTAL (INSERÇÃO)
A ligação móvel de um músculo, em que são observados os efeitos da contração. É a ligação distal (mais distante do esqueleto axial) com outro osso.
QUANTO A FUNÇÃO EM RELAÇÃO AO MOVIMENTO
AGONISTA: músculo que faz a atividade principal;
ANTAGONISTA: está ao lado oposto do agonista;
SINERGISTA: auxilia o agonista, ajuda nos movimentos;
MOVIMENTOS PERMITIDOS PELOS MÚSCULOS:
FLEXÃO: movimento para frente, feito pelos músculos anteriores, que dobram um membro em uma articulação. Músculos que curvam um membro.
EXTENSÃO: movimento feito para trás; pelos músculos posteriores, que esticam um membro em uma articulação.
ABDUÇÃO: Afastam o membro da linha mediana.
ADUÇÃO: Aproximam o membro da linha mediana.
ROTAÇÃO: Músculos que giram um membro envolvido por ele, em um eixo.
PRONAÇÃO: músculos que viram a palma da mão para baixo.
SUPINAÇÃO: músculos que viram a palma da mão para cima.
DORSIFLEXÃO: movimentos do tornozelo; músculos que levantam o pé.
FLEXÃO PLANTAR: músculos que abaixam o pé.
ELEVAÇÃO: músculos que levantam uma parte do corpo.
DEPRESSÃO: músculos que abaixam essa parte do corpo.
Movimentos do quadril
Abdução-adução
Flexão plantar-dorsiflexão
Flexão-extensão
Pronação-supinação
Elevação-depressão