top of page

LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS

O coração está situado entre o segundo e quinto espaço intercostal. Cerca de dois terços do seu volume encontram-se do lado esquerdo da linha mediana do corpo. O coração se posiciona obliquamente entre os pulmões no mediastino.

Seu tamanho é de um punho fechado. O tamanho, a forma e a posição do coração podem variar de individuo para indivíduo e de tempos em tempos, no mesmo indivíduo. O coração apresenta gordura, que tem a função de amortecimento.

doencas-infeciosas-do-coracao-5-638.jpg

O coração apresenta três faces, que são:

diafragmática, esternocostal e pulmonar

Screenshot_1.png

Em relação ao peso e medidas do coração, aproximadamente:

 

Peso: Homem: 280 a 340 gramas

           Mulher: 230 a 280 gramas

 

Medidas: Homem: 12x9x6 cm

                  Mulher: 11x8x5 cm

ENVOLTÓRIOS DO CORAÇÃO

Pericárdio: membrana que reveste externamente o coração. Com seu líquido, lubrifica as superfícies móveis do coração, consistindo num sistema hidrostático, que faz o coração “deslizar”.

Miocárdio: é a parte média e funcional; formada por músculo estriado cardíaco.

Endocárdio: parte interna do coração, revestido por endotélio, igual o interior das artérias e veias; tem contato com o sangue.

anatomia-cardiovascular-18-638.jpg
miocardio.gif

ESTRUTURA: AS CÂMARAS DO CORAÇÃO

A parte interna do coração divide-se em quatro câmaras que recebem sangue de várias partes do corpo. As duas câmaras superiores são chamadas átrio direito e átrio esquerdo. Os dois átrios são separados por um septo interatrial interno.

As duas câmaras inferiores são chamadas ventrículo direito e ventrículo esquerdo. Os dois ventrículos são separados por outro septo interventricular. O tecido muscular dos átrios e ventrículos é separado pelo tecido conjuntivo que também forma as valvas. O ventrículo esquerdo é 3 vezes mais espesso do que o direito.

Screenshot_1.png

Os septos são importantes, pois garantem a ausência de contato entre o sangue que circula do lado direito e esquerdo do coração, visto que não pode haver comunicação entre o lado direito e esquerdo do coração, por causa da composição distinta do sangue, já que no lado direito circula sangue rico em gás carbônico e do lado esquerdo circula sangue rico em oxigênio. Por isso:

Septo interatrial: parede muscular. Separa os átrios.

Septo interventricular: parede muscular. Separa os ventrículos.

SEPTOS.jpg

OS GRANDES VASOS  E O FLUXO SANGUÍNEO DO CORAÇÃO

O átrio direito recebe sangue de todas as partes do corpo, exceto os pulmões. Ele recebe o sangue por três veias. A veia cava superior traz sangue das partes superiores do corpo, cabeça, pescoço e braços. A veia cava inferior traz sangue das partes inferiores do corpo, pernas e abdome. O seio coronário drena sangue da maioria dos vasos que alimentam as paredes do coração. Este sangue do átrio direito é, então, levado para o ventrículo direito.

vasos-da-base.png

O ventrículo direito bombeia sangue para o próximo vaso principal, o tronco pulmonar, que se divide em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda.  Essas artérias levam o sangue para os pulmões, onde o sangue libera o dióxido de carbono que estava transportando e pega o oxigênio. O sangue oxigenado retorna para o coração através de quatro veias pulmonares que se esvaziam no átrio esquerdo. Este sangue, então, é levado para o ventrículo esquerdo.

O ventrículo esquerdo bombeia sangue para o próximo vaso grande, a artéria aorta. A partir daí, o sangue da aorta segue para as artérias coronárias (que fornecem sangue oxigenado para as paredes do coração), arco da aorta (que envia as artérias para as partes superiores do corpo) e aorta torácica descendente, que se transforma na aorta abdominal. Essas artérias transportam sangue oxigenado para todas as partes do corpo.

CIRCULAÇÃO PULMONAR E CIRCULAÇÃO SISTÊMICA

peq e gran circ.jpg

Circulação pulmonar: VD-> AE

É a rota que vai do ventrículo direito do coração, passa pela válvula semilunar pulmonar e chega ao tronco pulmonar e se ramifica nas artérias pulmonares direita e esquerda, e vão para o pulmão. No pulmão, o sangue desoxigenado perde o dióxido de carbono, absorve o oxigênio e volta para o átrio esquerdo através das quatro veias pulmonares.

 

 Circulação sistêmica: VE->AD

A rota da circulação sistêmica inclui todo sangue oxigenado que sai do ventrículo esquerdo do coração através da válvula semilunar aórtica e vai para a aorta, bem como, o sangue desoxigenado que retorna para o átrio direito do coração através das veias cavas inferior e superior, depois de se deslocar para todos os órgãos do corpo, incluindo as artérias que alimentam os pulmões. Sistêmica se refere ao fato de estar transportando sangue para todos os órgãos de todos os sistemas do corpo.

Os dois átrios se contraem simultaneamente, enquanto os dois ventrículos relaxam. Depois, os dois ventrículos se contraem simultaneamente, enquanto os dois átrios relaxam. E, por fim, todas as câmaras descansam antes de iniciar o próximo ciclo.  A contração é chamada sístole; o relaxamento é chamado diástole.

Para que o fluxo de sangue funcione neste sentido existem importantes valvas de controle, que ficam nos óstios. Os óstios cardíacos são aberturas nos septos atrioventriculares. Cada óstio apresenta um sistema de retenção que impede o sangue da refluir. Os óstios são providos de dispositivos que permitem a passagem do sangue somente do átrio para o ventrículo – são as valvas atrioventriculares. As valvas são sistemas de abertura dos óstios, controlando-os e impedindo o refluxo de sangue.

 

O coração tem duas valvas atrioventriculares e duas valvas semilunares. As cúspides das válvulas se projetam para os ventrículos através das cordas tendíneas, que se conectam aos músculos papilares nos ventrículos, assegurando, assim, um fluxo unidirecional.

 A valva entre o átrio direito e o ventrículo direito é chamada de valva tricúspide, porque é formada por três abas ou cúspides (cúspide significa formato de um dente). As extremidades pontiagudas das cúspides se projetam para dentro do ventrículo. As cordas tendíneas conectam as extremidades pontiagudas das abas ou cúspides com pequenas projeções cônicas chamadas de músculos papilares, localizados na superfície interna do ventrículo.

A valva atrioventricular entre o átrio esquerdo e ventrículo esquerdo é conhecida como valva bicúspide. Ela tem duas cúspides ou abas. É a única valva do coração com apenas duas cúspides, todas as demais possuem três.

VALVAS CARDÍACAS

As duas artérias que saem do coração (aorta e tronco pulmonar) também têm valvas que impedem que o sangue volte para a câmera de bombeamento. Elas são chamadas de valvas semilunares. A valva semilunar pulmonar é encontrada na abertura onde o tronco pulmonar deixa o ventrículo direito. A valva semilunar aórtica é encontrada na abertura onde a aorta ascendente deixa o ventrículo esquerdo. Ambas as valvas são formadas por três cúspides semilunares que permitem que o sangue flua apenas em uma direção. Em resumo, temos:

AD -> VD: valva tricúspide: controlam a abertura dos óstios; evitam refluxo de sangue; sistema de abertura do óstio.

AE-> VE: valva bicúspide.

VD -> Artéria pulmonar: valva semilunar pulmonar.

VE-> Artéria aorta: valva semilunar aórtica.

valvas.jpg
valvulas-cardiaca.png

Vídeo - valvas do coração

Animação: valvas do coração

A imagem e o vídeo seguinte apresentam uma síntese de todos os componentes anatômicos do coração, abordados nesta página.  

5764285_rZiKK.png

Vídeo: estruturas anatômicas do coração

bottom of page