SISTEMA GENITAL E URINÁRIO
Os órgãos sexuais principais do sistema genital feminino são os ovários, ou gônadas femininas. Eles produzem os óvulos e os hormônios sexuais femininos.
Os órgãos acessórios do sistema genital feminino são:
Tubas uterinas
Útero
Vagina
Genitais externos
OS OVÁRIOS
São glândulas pareadas, do tamanho de amêndoas sem casca. Encontrados na cavidade pélvica, um de cada lado do útero.
A superfície do ovário é revestida pelo epitélio germinativo.
A cápsula do ovário é formada por tecido conjuntivo colagenoso conhecido como túnica albugínea. Ela é dividida em uma área externa, denominada córtex do estroma, que contém folículos ovarianos em vários estágios de desenvolvimento, e uma área interna, denominada estroma da medula.
Dessa forma, a função dos ovários é produzir óvulos, descartá-los na ovulação e secretar os hormônios sexuais femininos (estrógeno e progesterona).
O restante do sistema feminino é formando por ductos que transportam e nutrem o óvulo e, se ocorrer a fecundação, disponibilizam o feto para o mundo externo durante o nascimento.
Os folículos ovarianos são constituídos pelos óvulos, em vários estágios de desenvolvimento, e os tecidos que o envolvem.
AS TUBAS UTERINAS
O corpo feminino possui duas tubas uterinas, que transportam os óvulos dos ovários ate o útero. Há uma abertura na extremidade de cada tuba, denominada infundíbulo, que localiza-se perto do ovário, mas não se fixa nele. O infundíbulo é involto por uma franja de projeções semelhantes a dedos, denominadas fímbrias, que envolvem o ovário parcialmente. Cerca de uma vez por mês um óvulo se rompe na superfície do ovário, perto do infundíbulo da tuba uterina, processo chamado de ovulação.
O óvulo é arrastado pela ação ciliar do epitélio do infundíbulo e pelas ondulações das fímbrias, que criam uma corrente que conduz o óvulo até a tuba uterina. A seguir, o óvulo é transportado na tuba uterina pela ação dos cílios e contrações peristálticas da musculatura lisa. A fertilização do óvulo ocorre, normalmente, no terço superior da tuba uterina. Isso significa que o espermatozoide deve nadar e passar pela vagina, útero e pelos dois terços da tuba uterina. Se fertilizado, o óvulo se deslocará até a tuba uterina e entra no útero em até 7 dias.
O ÚTERO
Encontra-se na cavidade pélvica, entre o reto e a bexiga urinária. Vários ligamentos o mantém posicionado, e é no útero que a menstruação ocorre.
No útero, o óvulo fertilizado é implantado, o feto se desenvolve durante a gestação e o trabalho de parto é iniciado.
Com o formato de uma pera invertida, o útero aumenta demasiadamente seu tamanho durante a gestação, para acomodar o feto em desenvolvimento, estendendo-se bem acima da região umbilical nas últimas fases da gestação.
Suas divisões anatômicas incluem uma parte em forma de cúpula, acima das tubas uterinas, denominada fundo. A maior parte é a região central, mais fina, denominada corpo do útero. A parte inferior, mais estreita, que se abre na vagina, é denominada colo.
O interior do corpo do útero é conhecido como cavidade uterina; o interior do colo estreito é conhecido como canal cervical.
A VAGINA
Serve como passagem para o fluxo menstrual; é o receptáculo para o pênis durante a relação sexual, e também constitui a parte inferior do canal do parto. Nela existe uma depressão chamada fórnice, que fixa a vagina no colo do útero. A depressão dorsal é denominada fórnice posterior e é ligeiramente maior que os dois fórnices laterais e o fórnice ventral; o fórnice pode acomodar a colocação do diafragma contraceptivo, que impede a entrada de espermatozoide no útero.
A GENITÁLIA EXTERNA FEMININA
As estruturas reprodutoras localizadas na parte externa da vagina são denominadas genitália externa. O termo vulva ou pudendo, é o termo coletivo para essas estruturas. Elas incluem o monte púbico, os grandes lábios, os pequenos lábios, o clitóris, a abertura uretral e vaginal.
O monte púbico é um monte de tecido adiposo coberto por pelos pubianos na puberdade.
As duas pregas longitudinais de pele revestida por pelos, que avançam posterior e inferiormente a partir do monte púbico, são denominadas grandes lábios. Elas contém tecido adiposo e glândulas sudoríparas.
Medialmente aos grandes lábios existem outras duas pregas delicadas de pele, denominadas pequenos lábios. Eles não tem pelos, mas possuem varias glândulas sebáceas.
O clitóris é uma pequena massa de tecido erétil localizada na junção anterior dos pequenos lábios.
A abertura entre os dois pequenos lábios é denominada vestíbulo e contém uma prega fina de tecido denominada hímen, que é rompido na primeira relação sexual.
Ainda no vestíbulo, encontramos duas aberturas: o orifício vaginal e o orifício uretral.
Vídeo: Sistema genital feminino.
REFERÊNCIAS SISTEMA GENITAL
LIVRO:
RIZZO, D. C. Fundamentos de anatomia e fisiologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
VÍDEOS:
IMAGENS:
goo.gl/QcGDFc
goo.gl/kmj8D8
goo.gl/1Y34EG
goo.gl/MGxBE1
goo.gl/yBNeqi
goo.gl/jbXWfb
goo.gl/5ynCRB
goo.gl/aQvrPh
goo.gl/rCd8o9
goo.gl/3pvn8q
goo.gl/J36Lha
goo.gl/XMTVGc
goo.gl/fCc7He
goo.gl/7xiHqe
goo.gl/CTzFfw
goo.gl/oBVHr2
goo.gl/V5vfuB
goo.gl/J83tRo
goo.gl/4uEqJa
goo.gl/yaUzdh
goo.gl/JdPymX
goo.gl/j311me
goo.gl/G4962Q
goo.gl/riNYbw
goo.gl/QLemja
goo.gl/jVE8Je