top of page

Por que nos alimentamos?

 Quais tipos de alimentos contribuem para nossa saúde?

Você sabe qual a importância de uma alimentação equilibrada?

O ALIMENTO NOSSO DE CADA DIA

A alimentação é algo de que necessitamos para sobreviver e, os alimentos que escolhemos influenciam diretamente na nossa saúde.

Você sabe qual é a diferença entre alimento e nutriente?

Este entendimento é muito importante para compreender os próximos tópicos.

Aqui você terá esclarecimentos sobre esta diferença!

    A alimentação exige que façamos escolhas diárias, optando por quais alimentos ingerir.

Essa escolha pelos alimentos que ingerimos não pode ser algo realizado sem que tenhamos o mínimo conhecimento sobre os alimentos e seus constituintes.

     Por isso que é importante termos informações sobre quais os alimentos são necessários para nossa saúde, e quais são as funções que cada nutriente desempenha no nosso organismo, para sabermos quais e em qual quantidade devemos ingeri-los.

 

Para entender mais a respeito disso, veja o vídeo seguinte:

Video: Nutrientes, suas funções e fontes.

Vídeo: Dez regras para uma alimentação saudável.

Como vimos nos vídeos acima, é importante que nossas refeições sejam saudáveis, compostas por um número variado de alimentos, pertencentes aos diferentes grupos nutricionais.

No entanto, no ritmo de vida da sociedade atual, grande parte da população usualmente faz suas refeições fora de domicílio e, muitas vezes, estas são feitas de forma inadequada, incluindo lanches prontos e alimentos processados.

É fundamental o entendimento de que os lanches não podem substituir as refeições, pois não fornecem os nutrientes necessários para o organismo humano, além de favorecerem o surgimento de diversas doenças.

Além disso, as famosas guloseimas, que tanto aparecem nos comerciais, também devem ser evitadas pois, além de não conterem os nutrientes adequados, possuem

um grande número de componentes e aditivos químicos que fazem mal à saúde e causam doenças; ou seja, são os “vilões” da alimentação.

VILÕES DA ALIMENTAÇÃO

 
 

Salgadinhos e frituras:

 O principal problema dos salgadinhos de pacote são os altos índices de sódio, que podem provocar a elevação da pressão arterial. Já as frituras têm muita gordura, que colabora para o ganho de peso. 

Refrigerantes e sucos artificiais

Bebidas com alto teor de açúcar são pobres em fibras e micronutrientes. Contêm aditivos (como os corantes) e sódio. São considerados grandes vilões do sobrepeso e de novas cáries. 
 

Maionese, ketchup e mostarda: Além de muito calóricos, têm altos teores de gordura total e de gordura saturada, açúcar, sódio e aditivos químicos. Por não conter fibras nem micronutrientes (vitaminas e minerais), podem causar a elevação da pressão arterial. 

Biscoitos recheados: Como quase todos os alimentos desse grupo, têm muitas calorias, açúcar e gorduras - e poucas fibras e micronutrientes. A indústria vem tentando reduzir a taxa de gordura trans, um fator de risco para doenças do coração. 

Balas, pirulitos e chicletes: São alimentos com pouco ou nenhum valor nutricional e elevado teor de açúcar. Por isso, provocam ganho de peso e cáries. O excesso de açúcar eleva os níveis de colesterol e pode provocar problemas cardíacos. 

Chocolate: São alimentos com grande concentração de gordura, ácidos graxos saturados e sódio. Seu consumo excessivo pode causar problemas de saúde, como colesterol alto, excesso de peso e doenças cardiovasculares.

FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/merenda-saudavel-618741.shtml

No texto acima, foram citadas algumas doenças causadas pelos maus hábitos alimentares. Para conhecer e aprofundar este tema, acesse o link a seguir:

http://www.maisequilibrio.com.br/nutricao/doencas-causadas-pela-ma-alimentacao-767.html 

Pirâmide alimentar: traz indicações das quantidades de cada grupo nutricional a ser ingeridas diariamente. 

DICA:

Para fornecer mais informações sobre alimentação saudável, o Ministério da Saúde elaborou o Guia Alimentar para a população brasileira, que você pode acessar no link abaixo:

Guia alimentar para a população brasileira

 Você poderá aprender mais sobre alimentação acessando o jogo "Palavras Cruzadas"

bottom of page