top of page

Para entendermos o modo de produção realizada hoje é preciso compreender que, com o passar do tempo a população humana teve um grande crescimento, causado por diversos fatores, como os avanços na saúde e medicina, desenvolvimento das vacinas, diminuição do índice de mortalidade infantil, entre outros.

Com este aumento populacional, o acréscimo na produção de alimentos se tornou necessário, trazendo grandes desafios com relação à produtividade.  

Junto com o aumento na produção, foram desenvolvidas novas técnicas de plantio e novas formas de cultivo, especialmente a monocultura, associada ao surgimento de grandes propriedades agrícolas. 

A policultura deu lugar à monocultura

Esta prática de produção de alimentos em larga escala tem trazido prejuízos ao ambiente, em função da destruição do espaço natural, com a finalidade de ampliar as áreas de plantações, além da influência causada pela adição de substâncias para tratamento das culturas, como os agrotóxicos, que causam grande impacto ambiental, contaminando as águas, o solo e o ar e os alimentos.

A reportagem abaixo mostra os perigos que a utilização dos agrotóxicos representa para a saúde e o ambiente!

Este diagrama ao lado mostra o ranking dos 10 alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxicos, de acordo com pesquisa realizada pela Anvisa, em 2016. 

Os agrotóxicos presentes nos alimentos geram intoxicação nas pessoas, podendo ser em efeito cumulativo, ou seja, a longo prazo.

Assim, é importante o entendimento de que todos estão expostos ao risco que os agrotóxicos representam, desde o trabalhador que manuseia estes produtos para aplicar em suas lavouras, até as pessoas que moram nas grandes cidades, tendo em vista que os agrotóxicos podem chegar a elas pelos alimentos, bem como pela água e ar contaminados.  

O diagrama ao lado mostra as várias dimensões que abrangem a agroecologia, que privilegia um cultivo de alimentos que tem como princípios a promoção da saúde e a preservação do ambiente.

Você já refletiu sobre como o alimento que você consome foi produzido?

E sobre como isso pode afetar a sua saúde e o ambiente em que vivemos?

Este tópico trará informações sobre a produção dos alimentos e os impactos que causam; além disso, será discutido sobre práticas de cultivo mais saudáveis para o ambiente e para a saúde das pessoas!

Tendo em vista tais problemas ambientais e na saúde vindos deste tipo de produção, que privilegia a monocultura, fazendo uso de agrotóxicos e demais produtos nocivos,  formas alternativas de cultivo tem sido pesquisadas e incentivadas, como a agroecologia e a cultura orgânica.

Vídeo: por que precisamos de alimentos orgânicos?

Para saber mais: 

Vídeo: o que é alimento orgânico?

Vídeo: os perigos dos agrotóxicos para a saúde. 

bottom of page